V Domingo do Tempo Comum

Evangelho: Lc 5, 1-11

Homilia: Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo

(Sermo 43, 5-7: PL 38, 256-257)

          O bem-aventurado apóstolo Pedro, quando estava no monte com o Senhor e outros dois discípulos de Cristo, Tiago e João, ouviu uma voz vinda do céu: Este é o meu filho amado em quem me comprazo, ouvi-o! (Mt 17,5). O apóstolo lembra-se disto em sua carta e dá seu testemunho, dizendo: Esta voz, nós a ouvimos, vinda do céu, quando estávamos com ele na montanha santa. E depois acrescenta: E assim se tornou ainda mais firme para nós a palavra da profecia (2Pd 1,18-19).

          Esse Pedro, que assim fala, era um pescador, mas agora merece grandes louvores como pregador, se é que ainda se pode nele reconhecer aquele que pescava. Por isso, o Apóstolo Paulo diz aos primeiros cristãos: De fato, irmãos, reparai em vós mesmos, os chamados: não há entre vós muitos sábios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre. Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa (1Cor 1, 26-28).

          Se, pois, Cristo tivesse escolhido primeiro um orador, diria este: “Fui escolhido por causa da minha dignidade”. Por fim, se tivesse escolhido um imperador, este diria: “Fui escolhido por causa do meu poder”. Calem-se esses, esperem e acalmem-se um pouco: não serão abandonados nem desprezados; mas sejam postos um pouco à parte os que podem gloriar-se de si mesmos.

          Dá-me, disse ele, aquele pescador, dá-me aquele ignorante, dá-me aquele incapaz; dá-me aquele com quem o senador não se dina falar, mesmo quando compra um peixe: dá-me esse. Quando eu o tiver transformado, ficará claro que fui eu que agi. Também agirei no senador, no orador e no imperador; mas se trabalhei no senador, trabalharei com mais segurança no pescador. O senador poderá gloriar-se de si mesmo, como também o orador e o imperador; mas o pescador só pode gloriar-se de Cristo. Para ensinar a humildade que salva, venha primeiro o pescador; por meio dele o imperador será mais facilmente convencido.

          Lembrai-vos, portanto, do pescador santo, justo, bom e repleto de Cristo, cuja missão de lançar a rede no mundo, abrangeu este povo entre os demais. Recordai-vos do que ele disse: E assim se tornou ainda mais firme para nós a palavra da profecia (2Pd 1,19).