Mosteiro Nossa Senhora da Glória
"Enriquece-te de bondade e oferece-a a quem não sabe dar".

Vocação

CHAMADO

" E procurando o senhor o seu operário na multidão do povo ao qual clama , diz ainda : "Qual o homem que quer a vida e deseja ver dias felizes ? O que há de mais doce para nós , caríssimos irmãos , do que esta voz  do Senhor a convidar-nos ? " ( Prólogo , RB )  


O chamado para vida monástica é despertado em cada uma pelo próprio Deus . Através da renúncia de si , a monja vive não só para Deus mas de Deus e em Deus  .

A resposta a esse chamado é dada por cada uma com a mesma generosidade, em meio às circunstancias mais diversas, e muitas vezes de modo bastante edificante.
 



Formação Monástica


Ao entrar num mosteiro, após um período de experiência,a  futura monja deve passar por três estágios que lhe ajudarão a ter pleno conhecimento do chamado de Deus. O primeiro estágio é o postulantado, período de tempo variável e inclusive dispensável. Logo após ela inicia o noviciado (por 2 anos) e por fim a profissão temporária (3 a 9 anos), sendo que esses dois são essenciais para a consagração monástica. Para atingir a consagração monástica a monja deve estar consciente de sua opção por viver segundo o princípio da Sagrada Escritura, ou seja, o amor e a fé em Cristo Ressuscitado; além de uma opção consciente por militar segundo a Regra de Nosso Pai São Bento.

Para atingirmos esse grau de consciência, as futuras monjas tem à sua disposição uma biblioteca e uma série de cursos fixos, como por exemplo, Liturgia, Canto Gregoriano, Sagrada Escritura, Espiritualidade e História Monástica, História e Doutrina Cristã, Santa Regra e Vida de São Bento; além disso, existem conferências esporádicas que são ministradas por leigos, presbíteros ou monges.

Toda essa formação tem como objetivo educar as futuras monjas para adquirirem um “olhar de fé” e poderem tratar as pessoas e objetos do mosteiro como “vasos sagrados do altar”, segundo palavras de Nosso Pai São Bento.

 

 

 

 

 

Mosteiro Nossa Senhora da Glória - Monjas Beneditinas
Rua Visconde do Rio Branco, 380
Uberaba(MG) - CEP: 38020-200
Fone: (34) 3338-2566 - Fone/fax: (34) 3336-7560